Que bom ter você aqui!!!!

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terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia da árvore...

Achei esta árvore no blog bala de goma. Meus alunos gostaram muito de colorí-la.

Regador.




Capa de prova primavera.


Achei esta capa remexendo nos papéis antigos. Achei que seria bom compartilhar com vcs.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Brincando na primavera.




Hoje minha aluna chegou na sala cantando esta música. Disse que sua mãe a ensinou e não conseguia tirá-la da cabeça. Então resolvemos ensinar a todos os alunos. Contamos com a juda da mãe uqe me fez lembrar a letra, já que aprendi estamúsica há muito tempo. E põe tempo nisso.

Cantiga: A linda rosa juvenil.


A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil. A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar. Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má. Mas uma feiticeira má, muito má.
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assimAdormeceu a Rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais. Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr. O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor. E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo reiUm dia veio um belo rei, belo rei.
Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim. Que despertou a Rosa assim, bem assim.

(a última estrofe tem 3 versões diferentes:)E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei. E batam palmas para o rei, para o rei.ouDigamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem. Digamos ao rei muito bem, muito bem.ou E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar. E os dois puseram-se a dançar, a dançar

Gestos:Esta Cantiga de Roda é para cantar e brincar: as crianças formam uma roda; uma delas vai para dentro da roda, e é a "Rosa" outras duas ficam fora da roda e serão a "Feiticeira" e o "Rei". Seguindo as estrofes da música, cada criança deve agir de acordo com o seu personagem. Aquelas que estão na roda, devem girar e cantar ao redor da Rosa.
Letra extraída do site benerarte.com

Lançamento da palavra "aquário".


Posted by Picasa
Fiz este aquário para o lançamento de mais uma família silábica. A "família do aquário".Usei cartolina branca dobrada como se fosse um livro. Colei um plástico transparente na parte da frente que foi vazado no formato de um aquário. Dentro colei um retângulo azul, desenhei as algas e a areia. O peixinho fiz com dobradura. Ah! vale fazer uma visita ao blog "Baú das dobraduras" e pescar um peixinho pra esta atividade. Os alunos adoram e fica como lembrancinha . Espero que gostem.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Apresentação do "rr".



CARRO


Iniciar a aula cantando a música da xuxa "Dirigindo o meu carro".


Dirigindo meu Carro

Dirigindo meu carro,Dirigindo meu carro

eu vou à praia dirigindo o meu carro

Sinal vermelho. Parou!

como é que faz barulho do para-brisa?

Xiu-xiu-xiu

sinal vermelho. Parou!

Como é que faz o barulho da buzina?

Bi - bi-bi

Sinal vermelho. Parou!

Como é que faz o barulho do motor?

Brum-brum-brum.


Depois escrever a palavra carro no quadro e pedir que os lunos digam quantas vogais existe nesta palavra, daí escolher 4 alunos para que sejam seus auxiliares.Eles representarão cada vogal desta palvra. Cada aluno deverá ter pregado em sua roupa uma letra: a vogal a, a vogal o , e duas letras r. Colocar os alunos na seguinte ordem: a r o pedir que os alunos prestem atenção na seguinte explicação: Aí vc vai dizer que não podemos escrever a palavra carro com apenas um r. Sabe porquê? Por que a letrinha a fica puxando o som do r para ela e a letrinha o faz a mesma coisa( a vogal o deve neste momento puxar a letra r pelo braço e a letra n faz a mesma coisa) então a letra r fica cansada e fraquinha e por isso ela fica com som fraco. Mas se nós colocarmos os dois erres juntos( pedir que o outro aluno que deve ter a letra r pregada na roupa dê o braço para o amigo que também está com a letra r) eles vão ficar fortes e aí sim o r vai ter o som de ra, re , ri....
Esta dramatização pode ser usada para apresentação do rr, ss e s com som de z.
Para a conclusão desta apresentação pode-se confeccionar um carrinho juntamentecom a turma com sucata( caixinha de pasta de dente, caixa de fósforo, tampinhas de garrafa, etc. É só usar a criatividade).
Apresentar um cartaz contendo figuras de objetos que sejam escritos com rr.
Compartilhando experiências: Gente isso dá certo de verdade. As crianças não esquecem quando se deve usar o r e rr quando é ensinada desta forma e se eles esquecerem vc pode sempre lembrá-los quando ele deve ter um som forte ou fraco que eles vão recordar o que foi ensinado.