Que bom ter você aqui!!!!

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quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Apresentação do "rr".



CARRO


Iniciar a aula cantando a música da xuxa "Dirigindo o meu carro".


Dirigindo meu Carro

Dirigindo meu carro,Dirigindo meu carro

eu vou à praia dirigindo o meu carro

Sinal vermelho. Parou!

como é que faz barulho do para-brisa?

Xiu-xiu-xiu

sinal vermelho. Parou!

Como é que faz o barulho da buzina?

Bi - bi-bi

Sinal vermelho. Parou!

Como é que faz o barulho do motor?

Brum-brum-brum.


Depois escrever a palavra carro no quadro e pedir que os lunos digam quantas vogais existe nesta palavra, daí escolher 4 alunos para que sejam seus auxiliares.Eles representarão cada vogal desta palvra. Cada aluno deverá ter pregado em sua roupa uma letra: a vogal a, a vogal o , e duas letras r. Colocar os alunos na seguinte ordem: a r o pedir que os alunos prestem atenção na seguinte explicação: Aí vc vai dizer que não podemos escrever a palavra carro com apenas um r. Sabe porquê? Por que a letrinha a fica puxando o som do r para ela e a letrinha o faz a mesma coisa( a vogal o deve neste momento puxar a letra r pelo braço e a letra n faz a mesma coisa) então a letra r fica cansada e fraquinha e por isso ela fica com som fraco. Mas se nós colocarmos os dois erres juntos( pedir que o outro aluno que deve ter a letra r pregada na roupa dê o braço para o amigo que também está com a letra r) eles vão ficar fortes e aí sim o r vai ter o som de ra, re , ri....
Esta dramatização pode ser usada para apresentação do rr, ss e s com som de z.
Para a conclusão desta apresentação pode-se confeccionar um carrinho juntamentecom a turma com sucata( caixinha de pasta de dente, caixa de fósforo, tampinhas de garrafa, etc. É só usar a criatividade).
Apresentar um cartaz contendo figuras de objetos que sejam escritos com rr.
Compartilhando experiências: Gente isso dá certo de verdade. As crianças não esquecem quando se deve usar o r e rr quando é ensinada desta forma e se eles esquecerem vc pode sempre lembrá-los quando ele deve ter um som forte ou fraco que eles vão recordar o que foi ensinado.

4 comentários:

andreia disse...

olá adorei essa forma de apresentar o "rr"....usarei esse método amanhã em minha aula. obrigada.

andreia disse...

olá, adorei essa forma de apresentar o "rr"... estava sem saber como passar pra minha turma um método de memorizar a regra som forte e som fraco....amanhã usarei esse método em minha aula....obrigada!

andreia disse...

olá adorei esse método de apresentar o "rr'.....amanhã usarei essa forma em minha aula.obrigada!

andreia disse...

DESCULPE-ME TANTOS COMENTÁRIOS ANTERIORES......EU ACHEI Q NÃO TINHA SALVADO.....USEI A DINÂMICA DA APRESENTAÇÃO DO "RR" E DEU SUPER CERTO, ELES ADORARAM ,FOI DIVERTIDO E O MAIS IMPORTANTE É QUE CONSEGUIRAM MEMORIZAR A FORMA DE USAR O R. OBRIGADA!