Que bom ter você aqui!!!!

Que bom ter você aqui!!!!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Dica literária: "O gato que comia couve-flor".

O gato que comia couve-flor - Sônia Barros - Atual editora

Gostei muito de trabalhar com este livro em minha turma de alfabetização e gostaria de compartilhar algumas atividades que realizei com vocês.
Bom, como minha turma ainda não aprendeu a ler todos os fonemas eu li a história para eles. Foi muito legal, pois muitos deles tinham gatos e falaram tudo o que seus gatinhos faziam e comiam em casa.
O sitio da atualeditora.com.br traz algumas atividades que podem ser trabalhadas incluindo preconceito, meio ambiente e saúde e dá algumas dicas e sugestões para os professores que desejam trabalhar com este livro. Vale a pena conferir.
Resumo do site da atual editora.

Por meio deste poema divertido e lírico ao mesmo tempo, o leitor vai conhecer Pipoca, um gato muito especial. Em tudo ele era diferente dos outros gatos, nem de sardinha gostava. Imagine que, quando estava com calor, tomava sorvete de couve-flor! Assim, de uma maneira bastante atraente, a autora valoriza os gostos e as preferências individuais. Afinal, cada um, seja bicho, seja gente, tem seu jeito próprio de ser, e merece respeito. Indiretamente, o texto diz "não" ao preconceito.
Temas transversais:Ética, Meio Ambiente e Saúde
Temas para atividades:
- Meio Ambiente: as principais raças de gatos que existem no Brasil;
- Ética: os animais domésticos abandonados: como podemos ajudá-los?;
- Saúde: os alimentos mais saudáveis.
Eu trabalhei alguns destes temas. Fiz também um desenho para pintura com guache :verduras e frutas. (Os baixinhos amaram...)
Confeccionei um gato de papel ofício com rabinho em aspiral. Eles deram os retoques nos gatinhos com giz de cera.

0 comentários: